· Apollo 1
· Em 27 de janeiro de 1967, a equipe de lançamento e da tripulação do primeiro vôo tripulado missão Apollo estavam realizando uma contagem regressiva simulada para testar as operações e compatibilidade do CSM e do veículo de lançamento antes de seu lançamento agendada para o mês seguinte. A nave estava pronta para um lançamento simulado, com a escotilha fechada, alimentação e um ambiente interno de oxigênio puro. A tripulação do Virgil I. Grissom , Edward H. White II e Roger B. Chaffee estavam em seus trajes espaciais e realizar a seqüência normal de pré-lançamento atividades.
· Por volta das 06:30, depois de mais de cinco horas de atrasos e problemas, uma faísca dentro da espaçonave inflamado material inflamável e logo tomou conta do compartimento fechado em chamas. Até o momento a escotilha foi pried afastado mais de cinco minutos depois, a tripulação tinha morrido de asfixia.
· A fonte precisa da faísca e fogo nunca foi determinada, nem foram quaisquer indivíduos ou organizações específicas implicadas no fogo. Em retrospecto, a verdadeira causa foi devido à combinação de várias condições: uma atmosfera rica em oxigênio, inflamáveis materiais interiores tais como papel, os trajes espaciais, velcro e outros equipamentos de vôo; um vasto leque de expostos fiação interna, que apresentou muitos potenciais fontes de faíscas elétricas; e à concepção e construção do veículo espacial.
· Como resultado do fogo, muitas mudanças foram feitas ao projeto, fabricação, teste e procedimentos de verificação dos veículos e na gestão do Programa Apollo inteiro. Muitas dessas mudanças foram testados no não tripulado missões Apollo 4, 5 e 6. As melhorias vastas ao CSM, em particular, eo processo pelo qual ele foi preparado para o vôo, mostrou-se muito bem sucedida. O CSM realizada quase impecável durante o restante do programa Apollo (com exceção da Apollo 13).
· Apollo 7
· Apollo 7 foi o primeiro teste de vôo tripulado terra órbita do CSM. Esta missão de dez dias foi lançada no dia 11 de outubro de 1968. A bordo foram Walter M. Shirra, Donn F. Eisle e R. Walter Cunningham. Enquanto em órbita da Terra, a tripulação de realizar manobras que seria usado em uma missão lunar. Após sair de órbita e re-entrar na atmosfera, a cápsula ea tripulação foram recuperados com segurança no Oceano Atlântico.
· Apollo 8
· Apollo 8 foi lançada no dia 21 de dezembro de 1968, e foi a primeira missão tripulada a alcançar a órbita lunar. A tripulação da missão de seis dias, Frank Borman, James A. Lovell, Jr. e William A. Anders, realizou um teste completo do perfil de vôo CSM para missões lunares. O CSM entrou em órbita lunar em 24 de dezembro de 1968, e orbitou a Lua por dez voltas (20 horas 7 minutos) antes de retornar para a Terra e uma reentrada controlada no oceano Pacífico.
· Apollo 9
· Apollo 9 foi o primeiro teste de voo da missão completa de pouso lunar, incluindo o CSM, a LM, e da UEM. A tripulação consistia de James A. McDivitt, Randolph Scott David, e L. Russell Schweickart. A nave espacial Apollo primeiro a ser nomeado, Gumdrop (CSM) e Spider (LM) foram lançados em órbita da Terra em 3 de março de 1969. Durante 10 dias de operações, a equipe demonstrou todas as manobras missão Apollo.
· Restantes em órbita da Terra, a tripulação conseguir um simulado lunar com o LM e conduziu o encontro LM primeiro real com o CSM. Os astronautas realizaram um EVA de 56 minutos para demonstrar a transferência de tripulação EVA da LM para o CSM. A tripulação também praticava manobras de segurança de backup, incluindo um procedimento em que os astronautas usaram o LM como um bote salva-vidas no caso do módulo de comando foi inoperável ou inabitáveis. Este procedimento foi posteriormente usado para recuperar Apollo 13.
· Apollo 10
· Apollo 10 foi um ensaio geral para uma missão de pouso lunar e foi realizado em órbita lunar, mas excluiu o pouso. Lançado em 18 de maio de 1969, a espaçonave Charlie Brown (CSM) e Snoopy (LM) passou mais de dois dias e 31 revoluções em órbita lunar. A tripulação do Thomas P. Stafford, John W. Young, e Andrew Eugene Cernan realizado todas as manobras de propulsão necessária para uma missão de pouso lunar.
· Durante a órbita lunar, Stafford e Cernan desceram no LM para dentro de 14 km (18 milhas) da superfície lunar antes de completar a primeira órbita lunar encontro com o CSM. Esta missão de oito dias foi recuperada no Oceano Pacífico e foi concluída menos de dois meses antes do lançamento previsto da missão primeiro pouso lunar.
· Apollo 11 - "Um pequeno passo para o homem ..."
· Apollo 11 foi a missão de pouso lunar, em primeiro lugar. Lançado em 16 de julho de 1969, a tripulação do Neil A. Armstrong, Edwin E. Aldrin, Jr., Michael Collins e voou a nave espacial Columbia (CSM) e Águia (LM). Em 20 de julho de 1969, Armstrong e Aldrin pousaram o Águia no local Tranquillity relativamente plana e desobstruída na Lua, enquanto Collins permaneceu no CSM. A LM passou 21 horas e 36 minutos na superfície lunar, ea tripulação passou 2 horas 31 minutos fora da LM em uma excursão de área local a pé para uma distância de aproximadamente 50 m (160 pés) a partir da Base Tranqüilidade.
· Armstrong e Aldrin avaliada a capacidade de trabalhar sobre a superfície lunar, estabeleceu uma pequena estação científica, e recolhidos 21 kg (46 lb) de solo e rochas lunares. Usando o estágio de descida do LM como uma plataforma de lançamento, o estágio de subida do LM decolou da superfície da lua e ao encontro com o CSM doca. A nave partiu órbita lunar durante dois dias após a chegada. Esta missão de oito dias desembarcou e foi recuperado em segurança no Oceano Pacífico. Como medida de precaução, os astronautas foram colocados em quarentena por 14 dias.
· Apollo 12
· Apollo 12 foi a missão de pouso lunar e segundo a primeira missão de fazer um pouso identificar na lua. Lançado em 14 de novembro de 1969, a tripulação de Pete Conrad, Francis Richard Gordon, Jr. e Alan Bean LaVern voou o Yankee Clipper nave espacial (CSM) e Intrepid (LM). Conrad e Bean conseguiu o LM na região sudeste Procellarum Oceanus da lua dentro de 200 m (660 pés) de seu alvo. A tripulação passou 31 horas 31 minutos sobre a superfície lunar a realização de duas excursões para um total de 7 horas e 45 minutos. Atravessaram 2,0 km (1,2 milhas) a pé e variou até 470 m (1500 ft) de sua base, a nave Intrepid.
· A primeira excursão incluiu uma inspeção da sonda lunar Surveyor 3, que havia pousado na superfície lunar anos anteriores. Vários componentes foram extraídos da sonda para análise de engenharia. Durante a sua estadia, Conrad e Bean set no lugar uma estação ALSEP científica , conduzida observações geológicas, e recolhidos 34 kg (75 lb) de solo e rochas lunares. Após a ascensão LM, de encontro, e acoplagem com o CSM, o CSM partiu órbita lunar pouco menos de quatro dias após a chegada. Esta missão de dez dias aterrissou sem incidentes no Oceano Pacífico.
· Apollo 13
· Apollo 13 foi lançada em 11 de abril de 1970, como a missão de pouso lunar planejada terceiros. A tripulação de James A. Lovell, Jr., John L. Swigert, Jr., e Fred Haise Wallace, Jr., voou o Odyssey nave espacial (CSM) e Aquário (LM). Dois dias após o lançamento, como Apollo 13 aproximou-se da Lua para iniciar as operações lunar, ocorreu uma explosão que causou o módulo de serviço do CSM a perder seu oxigênio, energia elétrica, e outros sistemas, incluindo sua capacidade de executar uma manobra para abortar uma relação directa voltar para a terra. A tripulação rapidamente se mudou para a LM, que se tornou seu barco salva-vidas no espaço. Todos os sistemas do módulo de comando do CSM, que permaneceu funcional, foram desativadas para preservar sua capacidade de reentrar na atmosfera ao retornar à Terra. O LM não tinha escudo térmico e, portanto, não poderia ser usado para a reentrada terra.
· No momento da explosão, o tempo de retorno à Terra foi durante quatro dias. Porque o LM não tinha oxigênio suficiente ou água para esse período de tempo, tornou-se necessário usar o LM motor de pouso lunar para uma grande manobra de propulsão no espaço à mudança de percurso da nave espacial e rapidez o seu regresso à terra. Superando vários problemas graves de saúde, incluindo perto de baixas temperaturas e excesso de dióxido de carbono na LM, Apollo 13 com sucesso reentrou na atmosfera da Terra para um pouso no Oceano Pacífico em 17 de abril de 1970, mais de cinco dias após o lançamento.
· A causa da explosão foi atribuída a uma cadeia de eventos resultantes na ignição do isolamento cobrindo um fio dentro de um dos três tanques de oxigênio líquido no CSM. Ocorreu quando um fã (ao qual o fio estava ligado) foi ligado a agitar o oxigênio líquido dentro do tanque.
· Apollo 14
· Apollo 14, a terceira missão a pousar na Lua, foi lançado em 31 de janeiro de 1971. A tripulação de Alan B. Shepard, Jr., A. Stuart Roosa, e D. Edgar Mitchell pilotava a espaçonave Kitty Hawk (CSM) e da Antares (LM) para um pouso em uma região montanhosa ao norte da Fra Mauro Center. Usando o Transporter equipamentos móveis, um carrinho de duas rodas, Shepard e Mitchell percorrido 3,3 km (2,1 milhas) a pé e chegou a uma distância de aproximadamente 1400 m (4.600 pés) da LM.
· Durante duas excursões de superfície, puseram em prática uma estação ALSEP científica, conduzida observações geológicas, e recolhidos 43 kg (96 lb) de solo e rochas lunares. Depois LM subida, de encontro, e de encaixe, o CSM partiu órbita lunar quase três dias após a chegada. Esta missão de nove dias pousou em segurança no Oceano Pacífico. Após esta missão, os cientistas da NASA decidiu que uma quarentena cheio de astronautas voltar não era mais necessário.
· Apollo 15, 16 e 17
· Apollo 15 foi a primeira de três estendida explorações científicas da lua usando o LRV, o PLSS extended-duração, os trajes espaciais mais móvel, e as tripulações mais altamente treinados. Estes últimos três missões estabelecidas as primeiras bases lunar na lua. Lançado em 26 de julho de 1971, a equipe de David Randolph Scott, Alfred M. Worden e James Irwin A. voou da nave espacial Endeavor (CSM) e Falcon (LM). Em 30 de julho de 1971 Scott e Irwin ganhou o LM na borda ocidental das montanhas dos Apeninos e, durante os quase três dias que passaram na Lua, a tripulação realizou quatro explorações fora do seu base principal, chamado Hadley Base.
· Percorriam uma distância total de 27,9 km (17,3 mi) sobre o LRV, variando até 4,9 km (3,0 milhas) da LM, e movendo-se sobre o horizonte e fora da vista de sua base de casa pela primeira vez. Puseram em prática uma estação ALSEP científica, fez extensas observações geológicas e interpretações, e recolheu um total de 77 kg (170 lb) de solo e rochas lunares. Esta missão de 12 dias pousou em segurança no Oceano Pacífico.
· Apollo 16 foi lançada no dia 16 de abril de 1972. A tripulação de John W. Young, Kenneth T. Mattingly e Charles Duke Moss, Jr., voou o Casper nave espacial (CSM) e Orion (LM). Em 20 de abril de 1972, Young e Duke conseguiu o LM perto Descartes Crater e durante os quase três dias que passaram na Lua, a tripulação recolheu um total de 94 kg (207 lb) de solo e rochas lunares. Percorriam uma distância total de 27 km (17 mi) na LRV, variando até 4,5 km (2,8 milhas) de Base de Dados de Descartes. Esta missão de 11 dias caiu e foi recuperado no Oceano Pacífico em 27 de abril de 1972.
· Apollo 17 foi a exploração científica do terceiro estendido a lua e a última missão do Programa Apollo formal. Lançado em 07 de dezembro de 1972, a equipe de Eugene Andrew Cernan, Ronald Evans Elwin, e Hagan Harrison Schmitt voou da nave espacial americana (CSM) e Challenger (LM). Em 11 de dezembro de 1972, Cernan e Schmitt conseguiu o LM na região do Vale Taurus Littrow da lua. Durante os mais de três dias que passaram na Lua, a tripulação viajou uma distância total de 35,0 km (22 mi) na LRV, variando até 7,8 km (4,8 milhas) de Base de Dados de Taurus. Eles coletaram um total de 110 kg (240 lb) de solo e rochas lunares. Esta missão de 12 dias caiu no Oceano Pacífico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário